Vacinação chega para quilombolas da microrregião de Macapá
25/06/2021 10:19 em Amapá

Quilombolas da microrregião de Macapá estão sendo imunizados contra o novo coronavírus. A região, composta pelos municípios de Macapá, Santana, Itaubal e Porto Grande, concentra quase sete mil quilombolas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Macapá, o IBGE afirma que seis mil quilombolas vivem no município. No entanto, segundo a secretária municipal de saúde, Karlene Lamberg, esse número é bem maior. “Temos uma população quilombola com cerca de 65 mil pessoas na faixa etária de um a 95 anos. Em nosso município, temos cinco áreas tituladas, sendo 35 comunidades quilombolas e 215 comunidades de identificação conforme a convenção da OIT 169”, explicou.

A estimativa das pastas é que pelo menos 67 mil quilombolas moram região. De acordo com o Ministério da Saúde, até o fechamento desta reportagem, 5.812 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 498 tomaram a segunda.

Proteja-se

A vacinação contra a Covid-19 chegou como um raio de esperança para a professora Bruna Picanço Neves, de 29 anos, moradora da comunidade quilombola de Conceição do Macacoari, em Macapá. Bruna conheceu de perto a dor de perder familiares e amigos para a doença. Ela conta que agora sente-se aliviada por ter dado o primeiro passo para a imunização. “Todo mundo da minha família pegou o vírus. E tivemos uma perda de um irmão e primos de dentro da nossa comunidade. A gente sabe que o acesso à saúde pública no nosso estado não é bom. É difícil, então, ficamos muito felizes. Já tomamos a primeira dose e, agora, final de junho, a gente toma a segunda. Completando o ciclo de imunização”, disse.

O Brasil registrou 279 mortes em decorrência da Covid-19 entre quilombolas, de acordo com o último boletim da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos, a CONAQ. No Amapá, foram contabilizados 53 óbitos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá. Para líder quilombola Janicelma Souza, a vacina representa esperança para dias melhores. Ela faz o apelo para que toda a população quilombola do Amapá se vacine. “A imunização de todos com certeza vai evitar danos maiores, evitar mais perdas. Nós já perdemos muitas pessoas pra este vírus, nós precisamos dar um basta e o nosso único recurso hoje é a vacina. Então, não tenha medo. Tome a sua vacina, se proteja, proteja a sua família, proteja seus amigos. Quando você toma a vacina você passa confiança pra outras pessoas que estão inseguras. Você está ajudando a salvar vidas!”, pediu.

Vacinação no Amapá

De acordo com informações do painel coronavírus do governo do Amapá, quase 74% da população quilombola do estado recebeu a primeira dose da vacina e 7,04% receberam a dose reforço do imunizante.

Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!