“Eu tava aguardando leito, mas consegui a vitória aqui mesmo”, diz paciente ao receber alta após tratamento em unidade municipal
26/03/2021 08:48 em Amapá

Emílio Moraes do Espírito Santo Júnior, de 36 anos, recebeu alta médica nesta quarta-feira (24) após vencer a Covid-19. O Paciente ficou internado por dez dias em um leito na Unidade Básica Covid Santa Inês da Prefeitura de Macapá.

“É muito gratificante poder estar saindo. Eu tava aguardando leito, mas consegui a vitória aqui mesmo na Unidade Covid Santa Inês, sem ser transferido pra outro lugar”, comemorou o paciente.

Emílio deu entrada na unidade no dia 15 de março em estado avançado da Covid-19. O paciente foi acolhido, recebeu atendimento e como o quadro se agravava, foi regulado e ficou aguardando um leito em uma unidade da rede hospitalar do Estado. Sem conseguir a transferência, ele foi tratado pelos profissionais de saúde da Santa Inês, e recebeu acompanhamento de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas.

“O atendimento fez diferença pra mim. O pessoal foi muito atencioso, nota 10. Aqui os funcionários criam um vínculo de família, toda a equipe dá a maior atenção pra gente, e eu vi a preocupação e cuidado deles comigo. No começo foi bem difícil, cheguei bastante ruim, mas a equipe foi muito atenciosa e me ajudou muito”, disse Emílio.

Pela vida
As Unidades Básicas de Saúde ofertam atendimentos de baixa e média complexidade, mas recentemente o Município tem realizado investimentos para ampliar os serviços nas unidades vocacionadas para casos do novo coronavírus. Segundo a coordenadora de Média Complexidade do município, Alessandra Reis, isso permite que os pacientes sejam estabilizados e recebam atendimentos enquanto aguardam leitos nas unidades da rede hospitalar do Estado.

“As nossas unidades covid não deveriam manter um paciente por muito tempo internado, porém, a partir do momento em que a gente recebe um paciente nas condições do Emílio, com a saturação muito baixa e necessitando de atenção, nós temos que prestar essa assistência. O prefeito, Dr. Furlan, vem realizando investimentos e nós estamos fazendo a nossa parte.”, afirmou a coordenadora.

O Paciente Emílio se despediu da equipe da unidade ao lado da mãe, dona Ermerina do Espírito Santo, que comemorou a vitória do filho. “Só tenho que agradecer a Deus e à toda a equipe. Graças a eles posso levar meu filho pra casa, estou muito feliz”.

Jesseca Rabelo
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!