Prefeitura lança campanha que visa o fortalecimento da imunidade da população de Macapá
05/03/2021 09:12 em Amapá

A Prefeitura de Macapá inicia a partir desta quinta-feira (04) a campanha ‘+ Proteção: cuidado e saúde para os macapaenses’. Durante a ação será realizada a busca ativa de pacientes sintomáticos da Covid-19, com testes rápidos, distribuição de máscaras reutilizáveis, e de um complexo de substâncias que reúne vitaminas C e D, Zinco e Ivermectina. A iniciativa é uma estratégia para fortalecer a imunidade da população e visa prevenir o agravamento dos caso de infecção pelo novo coronavírus.

“A Prefeitura de Macapá, acompanhando o que se passa no país e com o apoio do Comitê Médico de Saúde do Amapá, montou uma estratégia para prevenir que pacientes com a Covid-19 cheguem em estado grave às UBSs. Essa é uma das ferramentas que temos para evitar que a capital entre em colapso. O protocolo não impede que as pessoas se contaminem, mas reforça a imunidade. Precisamos lutar com todas as armas possíveis”, destacou o prefeito Dr. Furlan.

O protocolo que compõe a campanha contou com a colaboração da Dra Luciana Machado, pediatra e hematologista, que atua há 19 anos no Amapá. A médica explica que o complexo que será distribuído possui ação comprovada cientificamente e previne o agravamento da doença.

“Nenhuma das ferramentas vem com o intuito de evitar que as pessoas adoeçam. Todas as medidas que se têm até o momento são para evitar as complicações na evolução da doença. Tudo que estiver ao alcance da medicina para que o paciente não agrave, deve ser feito”, afirmou.

“Macapá vai distribuir um grupo de vitaminas que comprovadamente melhoram a imunidade orgânica e a defesa do ser humano e que, muitas vezes, a nossa população não tem acesso. O intuito é tornar o organismo mais resistente junto com uma medicação que combate a replicação viral e outras medidas já executadas como o isolamento social, higienização constante das mãos e a vacinação. O intuito é reduzir a curva tão acelerada”, finalizou Luciana.

Distribuição

A ação acontece nos dias 04, 05 e 06 de março, e será realizada pelos profissionais do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). As equipes contarão com o reforço de servidores voluntários da Prefeitura de Macapá. Neste primeiro momento, a ação vai atender 150 mil macapaenses.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, explica que os profissionais também estarão aptos para realizar a testagem rápida da população. “Vamos ampliar o acesso aos testes rápidos durante todo o fim de semana. Nosso objetivo é ir ao encontro dos possíveis contaminados e oferecer suporte para prevenir o agravamento da doença. Vamos distribuir os kits para o público de 18 a 70 anos e a adesão à campanha não é obrigatória, mas contamos com o apoio da população para prosseguir em alerta, pois a pandemia não acabou”, concluiu.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!