Pacote com novas obras de urbanização vão transformar a orla de Macapá
08/10/2021 13:32 em Amapá

Um dos pontos mais importantes da cidade, a orla do bairro Santa Inês é a escolha para quem quer praticar atividades físicas, passear com a família e contemplar o Rio Amazonas. Pensando em sua importância cultural e para o turismo, seis novas obras vão oferecer aos macapaenses mais conforto, segurança e modernidade. Um pacote de investimentos da Prefeitura de Macapá irá estruturar o espaço com praças, áreas de contemplação, quadras de esportes, reformas de infraestrutura e iluminação de led.

A soma dos investimentos ultrapassam R$ 17 milhões. Todas as obras são executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). Esses serviços fazem parte do programa Orla Viva, que tem o objetivo de incentivar a economia criativa e o turismo local.

"Todas as nossas iniciativas para a orla de Macapá são planejadas para reestabelecer e fortalecer o potencial turístico que nossa cidade tem e valorizar nosso comércio. Somos privilegiados de ter o Rio Amazonas no nosso quintal e vamos valorizar esse privilégio", disse o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos.

OBRAS ESTRUTURANTES DA ORLA DA CIDADE

Praça Izaque Zagury

A revitalização da praça Isaac Zagury foi a primeira obra entregue integrante do projeto Orla Viva. Agora o local conta com acessibilidade, um novo piso com caramanchões e ajardinamento com paisagismo.

Praça Jaci Barata

A nova praça Jaci Barata tem uma área de pouco mais 96 mil m² e foi projetada pela renomada arquiteta Rosa Grena Kliass, de 88 anos, especialista em paisagismo. O novo espaço de lazer terá ambientes desenvolvidos para a prática de esportes, contemplação com jardins, deck de madeira, redário, bicicletário, estacionamento, campo gramado, campo de areia e espaço de convivência com um lago e jardins.

Trapiche Eliezer Levy

A nova arquitetura do local foi inspirada nos baluartes da Fortaleza de São José e vai proporcionar ao visitante uma contemplação do Rio Amazonas em quatro pontos diferentes.

A obra será de reforma de toda estrutura de base já existente e a ampliação contará com deck para eventos regionais de economia criativa, iluminação de led, píer para atracação de pequenas embarcações e revitalização do restaurante.

Segunda etapa da revitalização da iluminação

Uma nova etapa de iluminação da Orla de Macapá está em fase de licitação. Toda a extensão do local vai receber lâmpadas de led.

Reforma do Muro de Arrimo

Ao todo foram refeitos em média 300 metros no perímetro que compreende o bairro Cidade Nova ao Complexo do Jandiá. A revitalização vai impedir o avanço do processo natural de erosão, que causa o desmoronamento das calçadas e de partes do muro. A reforma tem o objetivo de garantir a segurança das pessoas e valorizar o complexo turístico.

Alameda Serrano

A revitalização da Alameda Serrano está em processo de licitação.

O diferencial desse projeto é a utilização de parklets, que são pequenas construções criadas onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros. O objetivo é proporcionar um espaço de lazer e seguro para circulação de pedestres.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTÁRIOS