O cantor Chico Buarque está movendo um processo contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por usar sua imagem em um vídeo que foi divulgado nas redes sociais para celebrar o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.
A informação foi confirmada pela assessoria jurídica de Chico, e na ação a defesa do cantor enfatizou que a imagem dele foi usada na campanha publicitária sem autorização. Além da retirada do vídeo do Instagram, do Twitter e do Facebook, também está sendo pedida uma indenização de R$ 40 mil por danos morais.
No vídeo em questão, o político começa dizendo: “Ninguém vai roubar as cores do Brasil. Esse verde e amarelo que está aqui não é meu, não é do Bolsonaro, não é do Lula, o verde e amarelo é do nosso Brasil”. Na parte em que o cantor aparece, Eduardo diz: “Basta ver no Chico Buarque e no Sergio Reis duas belezas musicais e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”.
No processo, a defesa de Chico alegou ele sempre foi “muito querido e respeitado por todos, até mesmo por aqueles que são contrários ao seu posicionamento político e ideológico, do qual jamais abriu mão” e que “mantém diálogos francos e educados, principalmente com quem dele diverge”, entretanto ele “não autorizou nem nunca autorizaria a utilização de qualquer obra ou imagem de sua autoria para fazer publicidade”, pois isso vai contra aos “valores e princípios estes que fazem parte de sua personalidade”. Segundo consta na ação, o dano moral foi solicitado, pois a fala de Eduardo no vídeo dá a entender que o cantor adere à campanha do governador. “Esse fato deixou o Autor profundamente indignado e triste, pois não concorda que sua arte seja usada com esta finalidade.”
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.