UBS Macapaba 1 é inaugurada e se torna a maior unidade básica de saúde do Amapá
08/12/2021 12:38 em Amapá

O prefeito de Macapá Dr. Furlan inaugurou na última segunda-feira (6) a Unidade de Saúde Básica (UBS) do Conjunto Habitacional Macapaba. A unidade é a terceira UBS entregue à população em 2021. É o maior prédio de atenção primária no município.

"É importante dizer que a UBS Macapaba 1 foi construída em 160 dias e é a maior unidade básica do estado. Isso só confirma o nosso compromisso de investir e melhorar a saúde pública. Vamos trabalhar para continuar trazendo outros benefícios para os moradores do Macapaba", finalizou.

O novo equipamento atenderá, principalmente, os moradores do conjunto habitacional, com mais de 21 mil moradores. Com a sua abertura, a unidade irá desafogar os atendimentos em UBSs próximas, como no bairro Brasil Novo e UBS BR 210.

A moradora Kelly dos Santos esteve na inauguração e falou sobre os benefícios de ter uma unidade de saúde perto de casa. "A UBS é um sonho para nós moradores. Tínhamos muita dificuldade para conseguir uma consulta em outras unidades. E agora, graças a esse trabalho, temos uma UBS próximo da nossa casa. Muito obrigada, temos o que é nosso, o nosso direito", disse.

A unidade vai funcionar a partir desta quarta-feira (8), de 8h até 18h. A UBS servirá de base para as equipes do programa Estratégia da Família (ESF) e oferecerá consultas médicas, odontológicas, vacina e distribuição de medicamentos.

"A partir desta terça-feira nosso trabalho começa em campo com as quatro equipes do ESF, que vão percorrer o conjunto e realizar o cadastro do Sistema Único de Saúde dos moradores. Já temos médicos e funcionários que vão atuar na UBS, então na quarta já estaremos prontos para receber a população", disse a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Obra

A construção segue os parâmetros do Ministério da Saúde e será de porte 4, a maior unidade até agora, com a área construída de 742m².

A unidade terá em sua estrutura sala de espera, recepção, banheiros com acessibilidades, sala de estocagem de medicamentos e prontuários, sala de vacina e sala de espera interna. Contará com três consultórios com banheiros, cinco consultórios indiferenciados e dois consultórios odontológicos. Além disso, terá sala de curativos, farmácia, sala de coleta individual e coletiva, sala de atividades coletivas, sala de administrativas, expurgo, almoxarifado, resíduos comuns, resíduos contaminados, resíduos recicláveis, copa e cisterna.

Fonte: Prefeitura de Macapá

COMENTÁRIOS